• Tomografia Multislice

    Tomografia Multislice


    • A Tomografia Computadorizada (TC) é um exame feito por um aparelho de Raios X que gira ao redor do paciente, realizando imagens radiológicas em cortes que são reconstruídas por um computador.
      A TC foi um dos primeiros métodos a permitir imagens do interior do corpo humano. A técnica utiliza radiação ionizante, semelhante à dos raios x (RX) e desde o seu invento até hoje, tem sido muito aperfeiçoada.
      No final dos anos noventa, uma nova classe de Tomógrafos vem revolucionando o método, a chamada Tomografia Multislice/ Multidetectores ou Tomografia Computadorizada Helicoidal.
      Com ela, os exames são mais rápidos e mais precisos, permitindo reconstruções que melhoram a capacidade diagnóstica. Esses novos equipamentos permitem ainda exames de alta definição de vasos sanguíneos (artérias e veias), possibilitando realizar as angiografias usadas para diagnóstico e programação cirúrgicas de aneurismas e malformações vasculares de uma forma minimamente invasiva.
      Os novos equipamentos permitem ainda realizar inúmeros exames especiais, como a colonoscopia virtual e estudo do coração e coronárias.
      As imagens são reconstruídas e analisadas em estações computadorizadas, com diferentes técnicas de reconstrução, incluindo tridimensionais.

    • Todos os exames de TC são realizados com o paciente deitado numa maca especial, que se movimenta por dentro do aparelho. É importante que o paciente se acomode bem, fique relaxado e imóvel, seguindo com atenção as orientações do técnico.
      Em alguns dos exames de TC é utilizado o contraste iodado endovenoso.
      Exames em equipamentos modernos helicoidais e de multidetectores são realizados em no máximo 15 minutos.

    • Não existe nenhuma contra-indicação absoluta para a realização de TC.
      Em alguns casos é necessária a utilização do meio de contraste iodado endovenoso, conforme acima mencionado. Este contraste é extremamente seguro, mas apresenta um risco potencial muito baixo de reações alérgicas quando usado por via endovenosa. Todos os pacientes com antecedentes de reação alérgica prévia ao uso de contraste, incluindo crises de falta de ar, coceira na garganta e pelo corpo, devem informar no agendamento de exames.
      Os pacientes com insuficiência renal deverão informar a respeito da sua condição. A utilização do meio de contraste iodado endovenoso nesses casos estará condicionada ao binômio risco x benefício, visto que o mesmo é potencialmente nefrotóxico, ou seja, pode agredir ainda mais um rim já insuficiente. Poderá ser necessária autorização prévia sua e do seu médico nesses casos.
      Os pacientes que fizerem uso de Glucoformim, Glifage, Glucophage, Dimefor, Janumet ou algum outro medicamento do grupo da metformina deverão suspendê-lo no dia do exame.
      Pacientes gestantes não devem realizar exames que utilizam radiação ionizante incluindo TC e RX. Todas as gestantes têm a obrigação de informar a sua condição e todas as mulheres em idade fértil deverão ser questionadas acerca da possibilidade de estar gestante. Caso seja necessária a realização da TC em pacientes sabidamente gestantes, um termo de consentimento informado deverá ser assinado pela mesma ou seu responsável legal.
      Pacientes com peso acima de 180 kg e/ ou circunferência abdominal que supere o limite do diâmetro do gantry do equipamento, também não poderão realizar TC.

      • Trazer a solicitação médica, documentos pessoais e exames anteriores.
      • Vir preferencialmente acompanhado.
      • Mulheres que estiverem amamentando não precisam suspender o aleitamento.
      • Para exames de abdome e de outros segmentos corporais que necessitarem do uso de contraste iodado endovenoso, será solicitado jejum de 4 a 6 horas.
      • Para exames que necessitam do uso de contraste oral ou preparo intestinal, os pacientes serão orientados no momento do agendamento/ marcação.
      • Crianças que necessitam de sedação/ anestesia para a realização do exame serão orientadas no momento do agendamento/ marcação.


    Comente →

Photostream