• Densitometria Óssea

    Densitometria Óssea


    • A Densitometria Óssea (DO) estabeleceu-se como o método mais moderno, aprimorado e inócuo para se medir a densidade mineral óssea e comparado com padrões para idade e sexo. Essa é condição indispensável para o diagnóstico e tratamento da osteoporose e de outras possíveis doenças que possam atingir os ossos.

    • A osteoporose pode ser controlada com base nos resultados obtidos com a densitometria. Sabe-se que hoje a densitometria óssea é o único método para um diagnóstico seguro da avaliação da massa óssea e consequente predição do índice de fratura óssea.
      O objetivo de se fazer uma densitometria óssea é avaliar o grau da osteoporose, indicar a probabilidade de fraturas e auxiliar no tratamento médico. O paciente não necessita de preparo especial e nem de jejum. O exame leva aproximadamente 15 minutos.

    • Todos os exames de DO são realizados com o paciente deitado numa maca especial. Aqui, o braço mecãnico do aparelho se desloca sobre o paciente.
      É importante que o paciente se acomode bem, fique relaxado e imóvel, seguindo com atenção as orientações do técnico.
      Imagens e cálculos são adquiridos em geralmente dois segmentos que incluem preferencialmente a região proximal do fêmur e a coluna lombar. Em casos especiais, outros segmentos poderão ser analisados.
      A Clínica Lucídio Portella possui ainda a capacidade de realizar exames de corpo total e em pacientes pediátricos.

    • Não existe nenhuma contra-indicação absoluta para a realização de DO.
      A quantidade de radiação utilizada é mínima e o seu efeito biológico imediato ou cumulativo é negligenciável.
      Em alguns pacientes que possuem próteses metálicas próximas às áreas de interesse principal, podem ter de ser avaliados através de áreas ditas secundárias.

      • Trazer a solicitação médica, documentos pessoais e exames anteriores.
      • Não é necessário agendamento prévio.

    Comente →

Photostream