• Cito Punção de Tireóide

    Cito Punção de Tireóide


    • A Cito Pução da Tireóide ou Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF) é considerada o método diagnóstico inicial e o de melhor relação custo-benefício na avaliação da doença nodular da tireoide.
      Apesar das vantagens do procedimento, o sucesso do método depende da experiência do patologista e da habilidade técnica na obtenção de amostras adequadas.
      O procedimento é feito através de técnica de aspiração, em geral por método de seringa e agulha, de material da tireoide com o auxílio da ultrassonografia para a correta localização da punção.
      Trata-se de um procedimento de guiado por imagens de Ultrassonografia (US).

    • Não é necessário jejum ou ou outro preparo específico, a não ser que haja indicação tácita de sedação/ anestesia.
      O paciente deve ir ao exame acompanhado, porque em caso de receber uma sedação, pode ainda estar sob efeito da medicação quando terminar o procedimento e não deve dirigir veículos automotores ou operar máquinas e instrumentos que exijam atenção e coordenação motora.
      O procedimento é minimamente invasivo e praticamente indolor.
      A qualidade do material deverá ser atestada pelo patologista que irá analisar o material e punções adicionais poderão ser indicadas em caso de materaial insuficiente ou inconclusivo.

    • Não há nenhuma contra-indicação específica para a realização do PAAF da tireóide.

      • Trazer a solicitação médica, juntamente com seus documentos pessoais e exames anteriores (caso os tenha).
      • Os pacientes idosos, impedidos judicialmente ou incapazes deverão vir acompanhados de um responsável legal.
      • Chegar com antecedência ao horário marcado (consultar a atendente sobre agendamento, disponibilidade de horário e tempo de espera).
      • Medicamentos de uso regular, que não sejam antiagregantes e anticoagulantes, não interferem no exame, e devem ser tomados conforme orientação do seu médico, inclusive no dia do exame, pois não alteram o Jejum, desde que tome com pouca água. Exemplos: medicamentos para pressão, para o coração, para a tireóide, controle do colesterol, etc.


    Comente →

Photostream