• Biópsia Ultrassonografia

    Biópsia Ultrassonografia


    • Trata-se de um procedimento de biópsia da região estudada guiada por imagens de Ultrassonografia (US).
      São realizados procedimentos minimamente invasivos como biópsias e punções torácicas, abdominais, cervicais e ósseas, orientados por ultrassonografia.

    • A biópsia por US é um método bastante difundido como exame inicial na investigação de doenças por sua segurança e praticidade. A ultrassonografia também pode ser utilizada para guiar biópsias, punções ou drenagem, conferindo maior segurança ao procedimento.

    • É necessário um jejum de quatro a seis horas.
      Dependendo do órgão/ estrutura a ser biopsiada, preparo específico deverá ser indicado.
      As medicações rotineiras não precisam ser suspensas, mas deve-se suspender por cerca de 07 dias antes do exame os anticoagulantes ou medicações que interfiram com a coagulação sanguínea, como o ácido acetilsalicílico (AAS), por exemplo. O SEU MÉDICO DEVERÁ SER INFORMADO DA REALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO E DA NECESSIDADE DE SUSPENSÃO DE EVENTUAIS MEDICAMENTOS QUE POSSAM INTERFERIR COM OS FATORES DE COAGULAÇÃO.
      Para biópsias de fígado (hepáticas) poderá ser solicitado um Coagulograma recente.
      O paciente deve ir ao exame acompanhado, porque em caso de receber uma sedação, pode ainda estar sob efeito da medicação quando terminar o procedimento e não deve dirigir veículos automotores ou operar máquinas e instrumentos que exijam atenção e coordenação motora.
      O exame poderá ser realizado sob anestesia local ou geral, sendo este último acompanhado por um Médico Anestesista.

    • Pacientes não cooperativos poderão ser completamente sedados.
      Os paciente que possuem alterações da crase sanguinea ou outras doenças hematológicas devem informar ao seu médico solicitante e ao radiologista que irá realizar o procedimento.
      Os pacientes que fazem uso de antiocoagulantes (Aspirina, AAS, Buferin, Clexane, Plavix, Cumarim, Heparina e etc) devem suspendê-los com prévia autorização de seu(s) médicos(s), pelo menos 07 dias antes da realização do procedimento.
      Um Termo de Consentimento Informado será entregue aos pacientes com todas as informações acerca do procedimento, dos riscos e benefícios da realização do mesmo.

      • Trazer a solicitação médica, juntamente com seus documentos pessoais e exames anteriores (caso os tenha).
      • Os pacientes idosos, impedidos judicialmente ou incapazes deverão vir acompanhados de um responsável legal.
      • Chegar com antecedência ao horário marcado (consultar a atendente sobre agendamento, disponibilidade de horário e tempo de espera).
      • Outros medicamentos de uso regular, que não sejam antiagregantes e anticoagulantes, não interferem no exame, e devem ser tomados conforme orientação do seu médico, inclusive no dia do exame, pois não alteram o Jejum, desde que tome com pouca água. Exemplos: medicamentos para pressão, para o coração, para a tireóide, controle do colesterol, etc.


    Comente →

Photostream