• Angiorressonância

    Angiorressonância


    • A Ressonância Magnética (RM) é um exame que reproduz imagens de grande resolução e clareza de qualquer parte do interior do corpo humano.
      A RM não utiliza radiação ionizante, como a Tomografia Computadorizada (TC) ou outros exames de raios x (RX). Este exame é totalmente indolor, não provoca nenhuma alteração e não é prejudicial à saúde. A imagem é reproduzida através da utilização de um campo magnético de alta potência com ondas de rádio frequência em um equipamento de última geração que pode demonstrar com precisão lesões muito pequenas, com qualidade e em menor tempo.
      A Angiorresenância (ARM) é uma variação da RM para a visualização de estruturas vasculares.
    • A ARM auxilia a diagnosticar e a planejar o tratamento das seguintes doenças:

      • Dilatações da aorta, chamadas de aneurismas
      • Outras doenças da aorta, tais como dissecções, estreitamentos e obstruções da luz
      • Estreitamento das artérias dos rins, chamado de estenose da artéria renal
      • Lesões traumáticas dos vasos
      • Estreitamentos e obstruções (aterosclerose) da circulação dos membros inferiores e superiores
      • Estreitamentos e obstruções das artérias carótidas, chamados de doença arterial carotídea.

    • O exame é uma técnica que consiste em posicionar o paciente no interior de um grande tubo aberto em ambas as extremidades, que emitirá sinais que serão captados e transformados em imagens por um computador. A duração do exame depende da área do corpo a ser avaliada, variando entre 20 a 40 minutos.
      O único desconforto será o de permanecer deitado imóvel no centro do tubo por um período de tempo, e o exame produz ruído desagradável; entretanto, será oferecido um protetor auricular para minimizar esse desconforto.
      O tecnólogo ou biomédico responsável pela realização do seu exame estará continuamente se comunicando com você durante o tempo de permanência na máquina. Ainda, será oferecida ao paciente uma campainha caso tenha necessidade de nos chamar ou comunicar algo.
    • Durante o preenchimento do questionário oferecido ao paciente antes da realização do exame, algumas contra-indicações deverão ser abordadas.
      As contra-indicações serão as mesmas para outros exames de RM. As absolutas incluem, peso acima de 130 kg, utilização de marca-passo cardíaco; neuroestimuladores (cerebral e espinhal) - dependendo da marca; clipes para correção/ tratamento de aneurismas cerebrais ferromagnéticos (todos os que foram produzidos até 1995 são ferromagnéticos); fixadores ortopédicos metálicos externos que não podem ser removidos; aparelhos auditivos; prótese coclear metálica; implantes otológicos não removíveis (alguns implantes otológicos, como tubos de ventilação são feitos de titânio, podem ser utilizados a depender da marca e modelo. Isto também é válido para algumas próteses cocleares - consultar o setor RM.); prótese ortopédica interna (inclusive o Titânio) em Pacientes anestesiados ou com rebaixamento do nível de consciência. As contra-indicações relativas incluem: paciente gestante (evitar no primeiro trimestre); implantes ortopédicos internos como próteses, pinos, parafusos e hastes (exceto fixadores externos) - não realizar antes de 8 semanas de colocação; clipes de aneurisma cerebral fracamente ferromagnético (após 1995 - checar data de colocação, modelo, etc e consultar o setor RM.); clipes cirúrgicos metálicos (podem realizar exame, exceto os de aneurisma cerebral); filtro de Veia Cava (checar modelo, se não for testado - e considerado seguro- não realizar antes de 8 semanas); molas de embolização (checar modelo, se não for testado - e considerado seguro- não realizar antes de 8 semanas); pacientes com válvula de derivação (DVP) ajustável - (contatar neurocirurgião para reajustar); pacientes devem realizar o exame sem Piercing.
      O paciente também é responsável e deve participar do processo de realização do exame, preenchendo corretamente o questionário oferecido e não omitindo informações que considerar relevantes. Por favor, informe-nos se tiver realizado qualquer cirurgia ou possua algum objeto metálico em seu corpo. Em algumas situações especiais, será necessária a autorização prévia e por escrito, sua e do seu médico.
      Durante o exame de RM é permitido DIU; válvulas de DVP (Derivação ventriculoperitoneal); stents vasculares (mesmo os coronarianos), traqueobrônquicos e biliares. Para pacientes com tatuagem ou maquiagem definitiva, solicitar proteção com uma compressa fria no local. ATENÇÃO: Para os demais materiais metálicos não descritos, entrar em contato com o setor para verificar a possibilidade de realizar o exame.
      • Trazer a solicitação médica, juntamente com seus documentos pessoais e exames anteriores (caso os tenha).
      • Os pacientes menores de menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal.
      • Não suspender nenhuma medicação que tenha sido previamente prescrita pelo seu médico.
      • Chegar com antecedência ao horário marcado (consultar a atendente sobre agendamento, disponibilidade de horário e tempo de espera).
      • Lactentes e crianças que forem realizar o exame de RM não necessitam de jejum prolongado. Para os outros pacientes, convém conferir o preparo adequado para cada caso.

    Comente →

Photostream